Disse Jesus: Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
( Marcos 10:27)

Friday, November 12, 2010

Torta de chocolate da Tia Celina

Quando eu estava grávida do Lucas, meu primeiro filho, minha mãe ficou muito doente aqui em Brasilia e precisou buscar ajuda em SP. Ela foi operada e passou 3 meses numa UTI lá em São Paulo, como eu estava no final da gravidez ninguém me dizia nada... Chegou a minha hora e a irmã da minha mãe, a tia Celina, veio ficar comigo pra ajudar a marinheira de primeira viagem! O Lucas nasceu no mesmo dia em que o pai dele, 10/05, o pai completando 24 anos e o filho chegando de presente... se hoje em dia eu sou meio nó, imagina naquele tempo! Minha mãe só conheceu o primeiro neto quando ele estava com mais de 2 meses...
A tia Celina chegou de SP e pegou logo no batente, foi pra minha casa fazer um bolo de aniversário pro Maia, pois esquecemos dele por completo, tudo girava em torno do Luquinhas...
O bolo é famoso até hoje e olha que já se passaram 24 anos e sempre me pedem pra fazer o "bolo da tia Celina".
Ele é imbatível e o Maia não deixa de prová-lo nunca, tem sempre sabor de festa e alegria!

Torta de chocolate da Tia Celina

Numa tigela grande, misture muito bem:
100 gr de coco ralado seco
8 colheres de chocolate em pó
2 colheres de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó

No liquidificador, bata em velocidade máxima:
6 ovos inteiros
6 colheres de açúcar refinado
2 colheres de manteiga

Junte os ingredientes líquidos aos ingredientes secos da tigela aos poucos e mexa muito bem, mas sem bater, unte e enfarinhe uma forma redonda com 25cm de diâmetro, despeje o bolo e leve para assar em forno médio/baixo por 30 minutos sem abrir o forno, por mais uns 10 minutos ele vai estar dourado ou faça o teste do palito se sair seco está pronto. Deixe esfriar por completo para desenformar.

Enquanto esfria o bolo, faça o recheio:

Bata no liquificador em velocidade máxima:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca (mesma medida)
1 gema
1 colher de manteiga
2 colheres rasas de farinha de trigo
5 colheres de chocolate em pó

Leve o recheio ao fogo até ferver, deixe por mais 5 minutos, mexendo sem parar, quando começar a soltar do fundo da panela vai estar pronto. Deixe esfriar.

Desenforme o bolo sobre um bonito prato redondo e com a ajuda de uma faca serrilhada grande divida o bolo ao meio no sentido horizontal, com muito carinho transfira a parte de cima para um pano seco ao lado do prato. Para deixar úmido, espalhe sobre a metade do bolo uma mistura de leite + açúcar + licor, capriche nas extremidades! Espalhe um pouco menos da metade do recheio sobre o bolo e cubra com a outra metade, repita a operação de "molhar" o bolo (use uma colher pequena) e espalhe o restante do recheio para cobrir todo o bolo e as laterais. Raspe chocolate ao leite com uma faca lisa e decore o bolo com estas raspas. Se gostar pode decorar com algumas cerejas ou morangos.
Deixe esta delícia gelar por algumas horas que fica mais gostoso. Se por acaso sobrar, no dia seguinte ele fica melhor ainda...

Bom apetite!

1 comment:

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Ja vamos fazer. Que delicia!!!

E a vida segue...