Disse Jesus: Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
( Marcos 10:27)

Monday, May 30, 2011

No Canada faz calor!

Pessoal hoje fez calor!  um sol tao brilhante que eu e o Lucas precisamos buscar uma sombrinha enquanto esperavamos no final da tarde!
Pena que entramos na semana das provas e trabalhos nas aulinhas de ingles...
The weather network preve: amanha  31 graus! eh ver para crer =)
Vou fazer meu dever de casa, hahaha
bjs

Friday, May 27, 2011

Canada, dois primeiros meses...

O post esta um pouco atrasado, mas tenho boa desculpa, o tempo aqui voa de um jeito que ninguem acredita! Quando a gente se da conta o dia acabou, esta anoitecendo e o relogio esta marcando incriveis 8:30 pm! Piscou sao 10:30 pm, hora de tentar dormir... para recomecar as 6:30 am.
Mudar de pais eh nascer de novo; muito pouco do que carregamos nos serve pra sobreviver  neste lugar tao diferente daquele que sempre estivemos acostumados.

  • Documentos tirados durante toda uma vida nao te identificam mais, aqui eh o passaporte na mao e juntinho o papel do landing, senao...
  • Em qualquer lugar no qual voce deseje fazer um cadastro, os seus dados pessoais sao meros coadjuvantes da fomosa data do landing ou a sua nova data de nascimento
  • O seu super poder de comunicacao e influencia eh aniquilado quase que de imediato. Pedir uma informacao ou dica eh considerada uma atividade que exige  habilidade especifica e e alta capacidade cognitiva.
  • Sem rede de contatos.
  • Supermercado passa a ser a aventura da semana, produtos que nao conhecemos nos desafiam com rotulos e fotos convidativas e tentam nos pescar,  ops mistake! mas tambem acertamos!!!
  • Roupas que serviam pro frio do Brasil, aqui servem apenas pra primavera e olhe la...contando eh claro com aquelas que sobreviveram a secadora e nao se tornaram baby look dodia pra noite.
  • Receitas devem ser adaptadas aos ingredientes daqui com muita criatividade. O paladar sofre um pouco no inicio mas logo damos um jeito.
  • Novos amigos sao feitos nesta fase da mudanca, o que eh otimo!
  • De todos os desafios acredito que aprender a lingua e conhecer o pensamento e a cultura deles eh o maior dos desafios.
Na verdade essas sao diferencas que de imediato percebemos e que no dia a dia  aparecem primeiro, mas tem muito mais e eh assunto pra outros posts. Sao apenas diferencas.

O que eu adoro no Canada:

  1. Ver como tudo funciona. Pensam sempre no coletivo, no bem estar da maioria das pessoas, se eh pra ser para o publico eh publico e ponto final.
  2. Nao tem jeitinho. Se tem uma regra tem e ponto.
  3. Cada um espera a sua vez mesmo que seja pra pedir uma informacao. Ate hoje so vi uma mulher atravessar o samba na fila de atendimento e devo dizer que ela nao foi atendida, foi orientada a esperar na fila.
  4. O transito eh feito de pessoas e veiculos e nao o contrario. Eh civilizado portanto.
  5. As escolas publicas daqui botam no chinelo muitas das particulares do Brasil e sao mantidas com o dinheiro publico dos impostos,  funcionam, sao limpas, conservadas, tem o quadro de funcionarios sempre completo, oferecem as mesmas chances pra todo mundo, nao interessa de onde o aluno venha,  respeitam o aluno e as familias.
  6. O respeito. Canadense respeita  por puro principio, respeita a vida do outro, o tempo, o trabalho, o gosto, o espaco (aqui ninguem chega muito perto nao) e por ai vai...
  7. As estacoes sao bem definidas, ver como pode depois de tanta neve e frio a natureza brotar de novo e explodir em cores vibrantes eh testemunhar o milagre da criacao.
  8. A falta de pressa deste povo, "tudo ao seu tempo"... O canadense e tranquillo.
  9. A vida eh possivel pra todo mundo que faz a sua parte. Eh uma gigante classe media onde todo mundo pode ter na media o mesmo conforto. E olha que conheci e fiz amizade com gente endinheirada e o estilo de vida deles eh simples se comparado aos reles mortais, acordam cedo, preparam o proprio cafe, levam lanche pro almoco, botam louca na maquina, tem casa (claro que tudo com mais digitos), carro, trabalho e familia.
  10. Ver como eles curtem a chegada da primavera/verao e se jogam na nova estacao.
Tem mais, mas esta quase um jornal...

Bjs e sejam bem vindos ao Canada, acho que vale a pena cada dificuldade a ser vivida nesta etapa de transicao.

Wednesday, May 18, 2011

Que chuva hein e que vento!

Tem chovido bastante desde a semana passada, como moramos muitos anos em Brasilia, desacostumamos com periodos tao longos de chuva, la era assim: sol, calor e a tardinha um baita temporal que passava em pouco tempo, essa era a regra.
Aqui no Canada chove aquela chuvinha fina e continua, de vez em quando rola um temporal, mas a chuvinha fina e o super vento nao nos abandonam... e que vento fez hoje! Pela janela de casa eu so observo as arvores la fora, as coitadinhas estao se dobrando ao vento. Ao meio dia eu nao conseguia nem abrir a porta do carro, de tao forte que estava a ventania!
Os nativos dizem que essa chuva toda tem um objetivo: trazer de volta `a vida todo o verde da natureza que nos rodeia, e olha que nao eh pouco nao! Sao tantas flores em cada jardim, canteiro ou caminho em que passamos que elas chamam nossa atencao, nao tem como nao olhar e notar a mudanca gritante entre o fim do inverno e a chegada pra valer da primavera!!!
Eh uma festa de cores, as arvores que antes surgiam no horizonte como riscos cinzentos, ganharam folhas novinhas, uma verdadeira aquarela em tons variados de verde! Tulipas de toda cor e flores amarelinhas (dente de leao) que cobrem quilometros de canteiros que beiram as pistas eh um espetaculo da natureza...
Deixa chover!
Para o proximo post estou preparando a lista do que eu gosto e do que eu nao gosto daqui, pra comemorar 2 meses de vida canadense, ja adianto que eu estou amando!

Thursday, May 12, 2011

Daddy's employed

Alegria total, o Maia conseguiu a primeira oportunidade dele, a famosa primeira experiencia canadense! Ele comecou hoje, foi chamado pra entrevista no dia do aniversario dele...a empresa eh boa e ele esta super feliz, todos nos estamos!
Ele ja tinha feito uns survival jobs, eh agradecido por isso, mas ter a oportunidade de mostrar a capacidade pessoal e vencer desafios, nao tem preco!
Sabado a gente comemora o aniversario dele, do Lucas e da minha super princesa a Bruninha que completou ontem 20 aninhos, isso mesmo os tres juntinhos quase no mesmo dia! Maia 10 de maio, Lucas 10 de maio e Bruninha 11 de maio!
Vamos celebrar a vida e agradecer as oportunidades boas que tem surgido diariamente.


Tuesday, May 10, 2011

E eu ainda nas aulinhas de ingles...


Fazendo o dever de casa com a ajuda dos meus professores, Enzo e Bruninha...

Eh isso ai pessoal, o objetivo do momento eh estudar e desenrolar o raio do ingles pra poder trabalhar e me comunicar, nao eh moleza nao, nesse dia (da foto) a professora queria que a gente soubesse quantos, quais sao e onde se localizam no mapa os territorios e as provincias do Canada, teste relampago! e eu com aquela cara de paisagem... como assim e o mapa do Canada pra consultar? deu branco! Calma, fui bem mesmo suando frio...
Depois do almojantar, a gente estuda, como tudo na vida muda sempre e essa eh uma certeza, "as criancas" me ensinam o dever de casa, corrigem os erros do meu ingles ruim  e com muuuiito sotaque! -Nao mae assim nao ta bom, lingua nos dentes, enrola a lingua! e por ai vai rendendo muitas risadas antes de dormir.
Hoje o Lucas completa 25 anos e o marido 49, estao de parabens! Que a vida traga pra vcs o doce sabor da alegria no coracao hoje e sempre! Mesmo nos momentos mais dificieis tenham acessa a chama da esperanca dentro do coracao. Amo vcs! 
Lucas e Bruninha brincando na neve.

Tavinho, Maia e Luquinhas se divertindo com as pas na neve!