Disse Jesus: Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
( Marcos 10:27)

Friday, May 27, 2011

Canada, dois primeiros meses...

O post esta um pouco atrasado, mas tenho boa desculpa, o tempo aqui voa de um jeito que ninguem acredita! Quando a gente se da conta o dia acabou, esta anoitecendo e o relogio esta marcando incriveis 8:30 pm! Piscou sao 10:30 pm, hora de tentar dormir... para recomecar as 6:30 am.
Mudar de pais eh nascer de novo; muito pouco do que carregamos nos serve pra sobreviver  neste lugar tao diferente daquele que sempre estivemos acostumados.

  • Documentos tirados durante toda uma vida nao te identificam mais, aqui eh o passaporte na mao e juntinho o papel do landing, senao...
  • Em qualquer lugar no qual voce deseje fazer um cadastro, os seus dados pessoais sao meros coadjuvantes da fomosa data do landing ou a sua nova data de nascimento
  • O seu super poder de comunicacao e influencia eh aniquilado quase que de imediato. Pedir uma informacao ou dica eh considerada uma atividade que exige  habilidade especifica e e alta capacidade cognitiva.
  • Sem rede de contatos.
  • Supermercado passa a ser a aventura da semana, produtos que nao conhecemos nos desafiam com rotulos e fotos convidativas e tentam nos pescar,  ops mistake! mas tambem acertamos!!!
  • Roupas que serviam pro frio do Brasil, aqui servem apenas pra primavera e olhe la...contando eh claro com aquelas que sobreviveram a secadora e nao se tornaram baby look dodia pra noite.
  • Receitas devem ser adaptadas aos ingredientes daqui com muita criatividade. O paladar sofre um pouco no inicio mas logo damos um jeito.
  • Novos amigos sao feitos nesta fase da mudanca, o que eh otimo!
  • De todos os desafios acredito que aprender a lingua e conhecer o pensamento e a cultura deles eh o maior dos desafios.
Na verdade essas sao diferencas que de imediato percebemos e que no dia a dia  aparecem primeiro, mas tem muito mais e eh assunto pra outros posts. Sao apenas diferencas.

O que eu adoro no Canada:

  1. Ver como tudo funciona. Pensam sempre no coletivo, no bem estar da maioria das pessoas, se eh pra ser para o publico eh publico e ponto final.
  2. Nao tem jeitinho. Se tem uma regra tem e ponto.
  3. Cada um espera a sua vez mesmo que seja pra pedir uma informacao. Ate hoje so vi uma mulher atravessar o samba na fila de atendimento e devo dizer que ela nao foi atendida, foi orientada a esperar na fila.
  4. O transito eh feito de pessoas e veiculos e nao o contrario. Eh civilizado portanto.
  5. As escolas publicas daqui botam no chinelo muitas das particulares do Brasil e sao mantidas com o dinheiro publico dos impostos,  funcionam, sao limpas, conservadas, tem o quadro de funcionarios sempre completo, oferecem as mesmas chances pra todo mundo, nao interessa de onde o aluno venha,  respeitam o aluno e as familias.
  6. O respeito. Canadense respeita  por puro principio, respeita a vida do outro, o tempo, o trabalho, o gosto, o espaco (aqui ninguem chega muito perto nao) e por ai vai...
  7. As estacoes sao bem definidas, ver como pode depois de tanta neve e frio a natureza brotar de novo e explodir em cores vibrantes eh testemunhar o milagre da criacao.
  8. A falta de pressa deste povo, "tudo ao seu tempo"... O canadense e tranquillo.
  9. A vida eh possivel pra todo mundo que faz a sua parte. Eh uma gigante classe media onde todo mundo pode ter na media o mesmo conforto. E olha que conheci e fiz amizade com gente endinheirada e o estilo de vida deles eh simples se comparado aos reles mortais, acordam cedo, preparam o proprio cafe, levam lanche pro almoco, botam louca na maquina, tem casa (claro que tudo com mais digitos), carro, trabalho e familia.
  10. Ver como eles curtem a chegada da primavera/verao e se jogam na nova estacao.
Tem mais, mas esta quase um jornal...

Bjs e sejam bem vindos ao Canada, acho que vale a pena cada dificuldade a ser vivida nesta etapa de transicao.

4 comments:

Canadá o Caminho do Coração said...

Oie Cristine!
Sempre antenadinha nos teus posts.
AdoroO! =D
Sucesso para vcs aí!
Bjs iluminados!

Marcelo said...

Adorei este post e se fosse mais longo continuaria me deliciando.O que mais admiro aí é o respeito ao próximo e a forma de se viver em comunidade, sempre respeitando o outro.Não tem preço...cada dia que passo aqui me decepciono mais e mais...Boa sorte para vcs e muitas felicidades!

Lu e Mar said...

Oi Cris,

Que bom saber que vcs estao se adaptando e se encontrando por ai...
Gostei da expressao nova data de nascimento...hehehehhe
Que tudo continue dando certo.
Abracos, Lu e Marcelo

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Tem hora que o canadense e tao tranquilo que a gente acha pra la de estranho. Mas eles e que estao certos.

E a vida segue...