Disse Jesus: Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
( Marcos 10:27)

Thursday, September 16, 2010

Feijão gostoso!

Todo principiante na cozinha, as vezes nem tão principiante assim, sofre com o caldo do feijão, pois tem dias em que ele cisma em ficar duro e aguado...
A solução mais conhecida é a de colocar o feijão de molho, em agua fria, de um dia para o outro e assim alcançar o objetivo na hora de cozinhá-lo, tem quem acrescente óleo, bacon e etc.
Minha tia Celina me ensinou há muitos anos uma técnica infalível pra dar certo sempre, mesmo que você não tenha tido tempo ou lembrança de colocar o bendito feijão de molho na véspera do evento!
Aqui em casa não comemos feijão todos os dias, mas tem aquele dia em que surge o desejo, e ele é contagiante, um comenta e sai contagiando os outros.
É simples, não precisa ter antecedência no preparo. Coloque uma chaleira com água para ferver, escolha 1/2Kg de feijão para eliminar os que não estão bons, lave-os muito bem em água fria, coloque-os numa vasilha grande e despeje a água fervendo sobre eles até cobrí-los, mais o dobro. Reserve. Aguarde meia hora para que eles cresçam ou inchem. Numa panela de pressão, despeje o feijão + o caldo que ainda tiver, coloque à sua preferência: pedaços de bacon, liguiça paio e calabresa, uma folha de louro e cubra tudo com água quente até o ponto indicado pelo fabricante (+ou- 500ml). Depois que abrir a pressão, marque 30 minutos e desligue o fogo. Deixe a pressão sair, enquanto isso, pique miudinho: 1 cebola, 3 dentes de alho, 1 pimenta de cheiro sem sementes (opcional), salsa, coentro e cebolinha se você gostar, 1 colher de cada. Refogue o alho, a cebola e a pimenta numa frigideira com azeite de oliva, quando estiverem macios, jogue-os sobre o feijão + as folhinhas verdes, corrija no sal com cuidado, pois o bacon já é salgado.
Acompanhe com arroz branco, farofa de ovos e couve picadinha com alho, tudo de bom!
Ontem tivemos uma onda de vontades então corri para satisfazer os desejos dos meus fãs!
Você pode dividir o feijão que sobrar em potinhos e congelar, fica como novo de novo!

Bom apetite!

1 comment:

Cadê Canadá? said...

Olá Cristine!!!
Seu post me deu água na boca!!!
Olha só, até dia 10 de Janeiro a classe economica estava cheia por causa de intercambio e estudantes internacionais... tem tarifas mais caras... liga lá antes: 33289203.
Beijoks
Carina