Disse Jesus: Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
( Marcos 10:27)

Thursday, July 28, 2011

I have G1!

Fiquei super feliz por ter passado no exame escrito para tirar a carteira de motorista aqui no Canada. Fiz a prova na sexta-feira passada e passei de primeira! Acertei todas as placas de sinalizacao e errei duas das regras. Fiquei orgulhosa de mim mesma! O meu ingles eh basico, entao eu tinha muito medo de nao conseguir entender a prova e ser reprovada varias vezes... Eu entendo quando falam comigo, entendo o que leio e dou conta de escrever para me comunicar, mas formar frases como eles pensam e falam eu to aprendendo... Fiquei noiada com a prova escrita a toa, cheguei la, me concentrei, li e passei! Em agosto faco o teste de direcao, que eh a prova pratica e ela pode ser para a G2 ou para a G , eu vou explicar como funciona aqui em Ontario o sistema de  habilitacao dos motoristas.

G1 - Custo: Licensing - $ 75,00 + Knowledge $ 10,00 = $ 85,00
 Por esta todos os motoristas passam,  consiste na aplicacao de uma prova escrita sobre placas de sinalizacao ( signs) e outra sobre regras da legislacao (rules) de Ontario. Sao 20 questoes sobre placas e 25 sobre regras, voce pode errar 4 questoes. Se voce for reprovado pode repetir a prova na mesma hora, eh so pagar mais 10 doletas... Eles tem 4 tipos de prova e a atendente escolhe uma pra vc, eh na sorte mesmo.
A licenca G1 te habilita a dirigir sempre acompanhado por um motorista G ( no banco do passageiro) que tenha mais de 4 anos de experiencia, assim voce vai treinando para  fazer o seu test drive. Importante: motoristas G1 nao podem dirigir se tiverem bebido alcool, o indice eh zero. Nem um chopinho...
Se voce eh um motorista inexperiente, sem habilitacao anterior, voce fica nesta categoria da G1 por um ano, ai pode aplicar para o test drive e tirar a licensa G2. Se voce fizer aulas numa auto escola, este tempo cai para 8 meses, a auto escola te da um certificado pra comprovar isso. Voce vai gasta uns 500 dolares com a auto escola.
Locais para fazer teste:
http://www.drivetest.ca/en/loc/Dec.aspx
Test on line:
http://www.apnatoronto.com/ontario-g1-test/

G2 - Custo: Exit test - $ 75,00
Esta licenca te autoriza a dirigir sozinho, se voce esta passando da G1 para G2 com menos de 21 anos, tem mais restricoes, como: horario pra dirigir levando menores de idade (21) no seu carro, pegar a high way a noite... Se voce tem uma licenca anterior menor do que 4 anos e tem 21 anos, voce pode aplicar para a G2, as unicas restricoes sao: nao beber (0%) e que todos os passageiros usem cinto de seguranca. Se voce ja eh habilitado ha mais de 4 anos e quer passar pela G2, tudo bem voce pode. Esta licenca vale por cinco anos, ai tem que fazer novo exame (test drive) que pode ser para G2 ou para G.

G - Custo: Exit test - $ 75,00
Com a comprovacao de uma licenca valida trazida do seu pais e obtida ha 4 anos ou mais, voce pode aplicar direto da G1 para a G. Basta ir ao Consulado Brasileiro em Toronto, levando os documentos que sao exigidos ( http://www.consbrastoronto.org/index.php  clic em outros servicos) pagar uma taxa e voltar pra buscar em uma semana. Eh importante saber que o site do Detran nem sempre esta acessivel, entao voce pode trazer a declaracao a respeito da sua situacao como motorista do Brasil, eu fiz isso, va a um posto do Detran e solicite a declaracao, sai na hora, tem carimbo e assinatura, coisa que brasileiro adora, no consulado tbem...
Apresente no Drive Test o seu passaporte e o documento que o consulado emitiu, (eles pediram a minha habilitacao original, mas pro Lucas nao pediram, vai entender) pague as taxas e faca a prova pra G1, passando pague a outra taxa e marque seu exit test e boa sorte!
A licenca G eh plena, full, nao tem restricoes como as outras, mas tem limite no teor de alcool no sangue que ao inves de ser 0% pode ser ate 0,05, quanta diferenca... eh valida por 5 anos e somente precisa ser revalidada com exames clinicos (vista) e pagamento de taxa.

Diferenca entre os testes G2 e G:
A prova para o G2 eh mais tranquila, mais facil, o examinador nao esta tao crazy com vc ao volante, voce nao pega a high way, que eh uma parte do teste bem especifica e exigente, nela voce tem que entrar na high way a 95 ou100 Km por hora, acelerando, dando seta, tem que mudar de pista, manter os 100 Km, voltar para a direita e sair do percurso, sob a orientacao do examinador! se o trafego estiver pesado ele te faz repetir tudo de novo... ate ter a velocidade ideal.
O Lucas fez para G2 apesar de estar com uma licenca de mais de 4 anos e passou tranquilo, pegou uma examinadora  bacana. O Maia fez para G e passou, mas pegou um cara cretino, seco, quase reprovava ele.... ele podia ter 30 anotacoes e teve 24, quase o limite! Agora la vou eu...
 Recomendo fortemente que voce faca 2 aulas com um instrutor local para ter sucesso no test drive, dirigir a gente sabe, o problema eh que tem regrinhas super diferentes aqui no Canada... Ele sempre faz o percurso da prova com voce e te pede o que o examinador vai pedir. Eh super valido.
 Hoje o dia esta chuvoso, maravilhoso! adoro esta chuvinha... refresca e faz bem para as plantinhas que ja estavam esturricadas!
Espero ter ajudado voces,
mil bjs
Cristine

PS.: o livrinho para estudar para a G1, custa $16,00 e eh vendido no local do teste, vale muito a pena dar uma lida nele, o teste simulado on line nao tem todas as questoes de regras, estude  a parte dos  pontos demeritos e dos casos que envolvem dirigir acoolizado, sao 6 questoes sobre esses temas.

3 comments:

Anonymous said...

Parabéns!!!!
Juro q ler um post como o seu, tão alegre, me dxa suuuuper alegre tbm!!!
vai q vc consegue a G!!!
uhuul
bj

Cadê Canadá? said...

Oi Cris!!!!
Quanta alegria e notícia boa uma atrás da outra, hein!!!
Só de pensar em tirar carteira de motorista aqui me dá uma preguiça...vou adiar o máximo pois estou adorando o transporte público! Rs!
Parabéns por mais uma conquista desta família tão linda!!
Beijoks
Carina & Victor

Glair Betti said...

Oi Cris

eu tb já passei na G1 e faz tempo mas ainda não tive coragem de fazer a prática porque não tenho nem o basico do inglês e isso me deixa nervosa na hora do teste.

parabéns pela sua conquista.

e continuamos aproveitando muito esse verão.